O que é IOF?

IOF é o imposto sobre operação de crédito, que também pode ser incluído em câmbio, seguro e títulos de valores imobiliários, sendo esse um imposto muito discutido entre os consumidores que não conseguem entender sua forma de aplicação.
Apesar de ser um imposto desconhecido, boa parte dos consumidores já devem ter percebido que na fatura de seu cartão de crédito e outras operações que envolvem crédito, sempre vem descriminado a porcentagem de IOF e em alguns casos também os valores cobrados sobre o imposto.

Aplicações do IOF? 

A principal aplicação do IOF é em imposto sobre operação de crédito, porém também pode ser incluido em transações financeiras, incluindo o câmbio, onde é necessário efetuar o pagamento do imposto sobre essa transação.
O seguro também sofre ação do imposto, sendo assim todos os serviços relacionados a seguros também precisam efetuar pagamento do IOF conforme o valor total do seguro.
Títulos imobiliários também são taxados com esse imposto, por isso qualquer transação relacionada a título imobiliário é necessário efetuar o pagamento desse imposto.

O que é IOF? 

Com essa pequena explicação já deu para entender bem sobre o que é IOF, e para entender melhor é necessário ficar atento a seus extratos bancários, assim como fatura de cartão de crédito.
Dessa forma você entenderá bem como funciona esse imposto no qual muitos consumidores, tanto pessoa física ou jurídica não concordam, principalmente devido a porcentagem alta de cobrança em serviços que teoricamente a incidência teria que ser menor.

 

0 comentários:

Postar um comentário